ALLAN KARDEC 

Nascido em Lyon, a 3 de outubro de 1804, de uma família antiga que se distinguiu na magistratura e na advocacia, Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) não seguiu essas carreiras. Desde a primeira juventude, sentiu-se inclinado ao estudo das ciências e da filosofia.
Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça), tornou-se um dos mais eminentes discípulos desse célebre professor e um dos zelosos propagandistas do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu sobre a reforma do ensino na França e na Alemanha.
Dotado de notável inteligência e atraído para o ensino, pelo seu caráter e pelas suas aptidões especiais, já aos catorze anos ensinava o que sabia àqueles dos seus condiscípulos que haviam aprendido menos do que ele. Foi nessa escola que lhe desabrocharam as idéias que mais tarde o colocariam na classe dos homens progressistas e dos livre-pensadores.
Nascido sob a religião católica, mas educado num país protestante, os atos de intolerância que por isso teve de suportar, no tocante a essa circunstância, cedo o levaram a conceber a idéia de uma reforma religiosa, na qual trabalhou em silêncio durante longos anos com o intuito de alcançar a unificação das crenças. Faltava-lhe, porém, o elemento indispensável à solução desse grande problema.
O Espiritismo veio, a seu tempo, imprimir-lhe especial direção aos trabalhos.
Concluídos seus estudos, voltou para a França. Conhecendo a fundo a língua alemã, traduzia para a Alemanha diferentes obras de educação e de moral e, o que é muito característico, as obras de Fénelon, que o tinham seduzido de modo particular.
.................................

Extraído do livro "Obras Póstumas".
Ver continuação no portal da Federação Espírita do Paraná - FEP.
Acesse este link.

 
Histórico SEMJ

Sociedade Espírita Morada de Jesus - SEMJ foi fundada em 1° de janeiro de 1951 com o nome de Lar de Ismael, logo modificado para Centro Espírita Tenda de Jesus, por um grupo de espíritas liderados por Hemetério Cabrinha, Mário Furtado Belém e Otília Adalta da Costa a que, posteriormente, juntaram-se Hemetério Câmara, André Santos, Firmino Sarmento, Gláucia e Alfredo Monteiro, Brás Cardoso de Almeida, Thiago Garantizado, entre outros.

Funcionou provisoriamente na residência de Hemetério, na rua Mundurucus, nº 108, no centro de Manaus, que também abrigava a Escola de Estudos Espíritas, reunindo numeroso grupo de estudiosos, em reuniões doutrinárias e práticas.

Durante alguns anos a Tenda de Jesus funcionou em prédio situado no Boulevard Álvaro Maia, o antigo Boulevard Amazonas. Foi dirigida por Hemetério Cabrinha, desencarnado em 1959, sucedido por Otília Adalta da Costa, que residiu ao lado da sede atual e que dirigiu a instituição até o seu desencarne, em 1983. As atividades continuaram sob a direção de Thiago Garantizado, hoje já no plano espiritual; e por Antônia Guimas Batatel e seus grupos de trabalhadores.

As ações do casa, sob a orientação do Cristo Jesus e da espiritualidade amiga, sempre foram marcadas pelo estudo doutrinário, assistência aos desencarnados e um modesto trabalho social, com a distribuição de cestas básicas em datas festivas como o Natal (e outras), quando a comunidade se reunia na sede em confraternização, tradição ainda carinhosamente mantida até os dias atuais.

Nesse período, a Tenda de Jesus foi presidida por D. Eulália, sucedida por Francisco Feitosa e Raimundo Campos, já desencarnados.

Em 1991, a presidência da casa foi assumida por Antonia Guimas Batatel, liderando numerosa equipe de trabalhadores, com o apoio da Federação Espírita Amazonense - FEA e de voluntários do Movimento Espírita, sob a orientação de Noêmia Peixoto do Nascimento (desencarnada), resgatou a Evangelização Infanto-Juvenil, interrompida durante a enfermidade de D. Otília, implantou o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE e o Estudo de Educação da Mediunidade - ESME, além do estudo regular das obras básicas e complementares da Doutrina Espírita.

Na época, iniciou-se  a ampliação das instalações físicas, com o aproveitamento do terreno para a construção de um prédio de três pisos, com o propósito de abrigar todas as atividades da casa, inclusive a Evangelização Infanto-Juvenil e o Clube de Mães, uma iniciativa que visa profissionalizar donas de casas de quaisquer orientações religiosas, em trabalhos manuais que lhes permitam aumentar a renda familiar.

A obra foi levantada com doações de material de construção e com os recursos angariados por meio de promoções diversas, lideradas pelo trabalhador espírita e médico obstetra Paulo Reis.

Em 03 de junho de 1993, durante a Assembléia Geral dos trabalhadores, foi decidida a mudança da razão social da casa para Sociedade Espírita Morada de Jesus - SEMJ.

Antonia Guimas Batatel (já desencarnada) foi sucessivamente reeleita desde 1991 até 2005, por exercer uma liderança suave, firme, fiel aos postulados da Doutrina Espírita, tendo como força mobilizadora o Evangelho de Jesus.

No biênio 2006/2008, ............................ e ............................ assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência da Morada de Jesus, por aclamação, ambos da nova geração de dedicados trabalhadores.

Nos biênios 2008/2010 e 2010/2012, sempre por aclamação, Ângelo Picanço e Carlos Alberto Rodrigues, respectivamente, ocuparam a presidência e vice-presidência da casa.

Para os biênios 2012/2014, 2014/2016 e 2016/2018, foram eleitos/reeleitos para presidente e vice-presidente, respectivamente, os confrades ............................ e ............................

Para o biênio 2018/2020 foi reeleito presidente o confrade ............................. e, como vice-presidente, o confrade .............................

Atualmente, a Sociedade Espírita Morada de Jesus - SEMJ desenvolve atividades diárias, inclusive aos domingos, que compreendem palestras públicas, tratamento espiritual, passes, água magnetizada, evangelização infanto-juvenil, ciclo de pais, clube de mães, grupos de estudo das obras básicas e complementares, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, Estudo Sistematizado da Mediunidade - ESME e o Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita - EADE.